quarta-feira, 23 de maio de 2012

Liberdade de imprensa - uma questão de dignidade.

   
    Não é de hoje que governos (sejam ditatoriais ou "democráticos") tentam controlar a imprensa, alguns de forma mais sutil, outros de forma truculenta, sendo o objetivo principal sempre o mesmo: transformar a opinião publica favorável a este ou aquele assunto.
    Nos últimos anos temos notado que alguns meios de comunicação, em especial a internet tem ajudado a minimizar estas condutas. Alguns países como a China por exemplo desenvolveram mecanismos de censura que lhes permite identificar e punir qualquer pessoa que se coloque contra o regime ou contra as idéias comunistas daquele país. Empresas são obrigadas a se adaptar a esta realidade pela importância macroeconômica chinesa a Google por exemplo teve enormes problemas com o governo comunista chinês.
   Recentemente, em 15/05/2012 ocorreu na Câmara dos Deputados em Brasilia, a VII Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão onde a ministra Helena Chagas afirmou ser ‘quase impossível’ fiscalizar candidatos na internet nas próximas eleições.    
     "Em princípio, nenhuma lei deverá cercear a liberdade de imprensa. O país vive um clima de democracia, e a imprensa é livre, se publica o que se quer. Nada indica que haverá retrocesso - disse Helena Chagas, que se mostrou cética em relação a condições de fiscalização do conteúdo divulgado na internet.
     A internet é também um instrumento de opinião. Muitas vezes caótica e anárquica. Há campanha eleitoral e manifestação de candidatos na internet. É fácil fiscalizar? É possível fiscalizar? Acho quase impossível. É uma sinuca de bico, mas temos que encontrar solução, a medida certa. Mas nada que cheire a controle de conteúdo, mas que assegure a punição para quem extrapola, destrói reputações - disse Helena Chagas, que afirmou ter sido blogueira, twitteira e adepta do Facebook, atividades que abandonou pelas atribuições do cargo que ocupa".
     No dia 03 de maio comemorou-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e no próximo dia 07 de junho, comemora-se o Dia da Liberdade de Imprensa, devemos lutar para que tenhamos uma imprensa livre, isenta e investigativa, pois, tais características favorecem o amadurecimento crítico da população e ajudam na caminhada (ainda que por vezes manca) da democracia neste país.
     Que possamos cobrar e ajudar a formar uma imprensa livre neste país, utilizando-nos dos meios disponíveis: internet, jornais comunitários ou escolares e quaisquer outros meios para contribuirmos na evolução constante do povo brasileiro.

Por: Wesley Azevedo Colaborador deste Blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário