segunda-feira, 21 de novembro de 2011

12º CONCURSO DE REDAÇÃO

Premiação redação
O jornal Tribuna do Planalto promoveu e premiou os melhores trabalhos no 12º concurso de redação com tema: Goiás na ponta do lápis, Goiás sem Drogas: A responsabilidade é de todos Nós, veio como forma de questionar a posição e a responsabilidade de cada um em relação a uma das mais cruéis doenças do século XXI: drogas. E a atenção ao debate e pesquisa abre caminhos para tratar o assunto de forma correta, neste momento em que o combate ao tráfico e a prevenção ao vício, já não é mais só uma questão de alerta à sociedade e, sim, de necessidade de se buscar soluções para evitar a perda de tantas vidas na guerra contra o tráfico. E neste trabalho de prevenção, o diálogo torna-se indispensável também no espaço escolar, onde os estudantes têm a chance de obter maior conhecimento, falar sobre as suas dificuldades e buscar apoio para esclarecimento dúvidas através de relatos, opiniões e experiências de professores, de outros colegas e da própria família, num exercício pleno de cidadania.
A iniciativa da Tribuna do Planalto com a escolha das propostas de produção de texto surge também como forma de contribuir para a interação entre escola e família, fortalecendo a participação dos pais nos debates presentes no ambiente escolar. Além disso, a pesquisa, leitura e escrita, em especial nesta 12ª edição, vêm cooperar para que a curiosidade, um dos principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas, seja saciada com informações capazes de conscientizar os alunos sobre as consequências geradas pela dependência química. Quanto mais os estudantes souberem sobre drogas, mais terão condições de decidir a não usá-las.
A Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes, incentivou a participação de seus alunos, colhendo frutos do empenho e sabedoria dos mesmos, sendo bem classificados 3 de seus alunos sendo:

Douglas Moreira da Silva 2º lugar e Beatriz Rosa Bezerra 4º lugar, ambos do 8º ano do ensino fundamental.

Fernando de Souza Silva 6ª série da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos - 1º lugar e Juliana da Silva Cassucci 8ª série da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos – 2º lugar.
O destaque fica para o aluno Fernandode Souza Silva, que na colocação geral ficou em 3º lugar.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Festa Junina é Tradição no Lions

O Professor Antonio Carlos,conhecido pelo carinhoso apelido "JOE" é responsável pela decoração. Os painéis, pintados em juntamente com os alunos, fazem parte dessa tradição.
Nesse ano, 2011 a beleza merece destaque nesse espaço.Vejam!!





segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Coordenadora pedagógica dá as boas vindas aos alunos

Queridos alunos!

     Depois de merecidas férias, aqui estamos novamente, buscando adquirir novos conhecimentos, a fim de alcançarmos nossos objetivos. Construir ou reconstruir nosso futuro, muitas vezes, requer sacrifícios e renúncias. O estudante da EAJA é um guerreiro, sua luta inicia-se ao amanhecer e continua até o final da noite, mas vale a pena.
     Em toda batalha só há um vencedor se houver luta.
     Não desista, sonhe os sonhos de Deus para você e eles se tornarão realidade.

     Sejam bem vindos

     Eliete Monge de Oliveira - Coordenadora pedagógica







quarta-feira, 29 de junho de 2011

FESTA DOS ANIVERSARIANTES

No dia 29 de março de 2011, os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março, foram recebidos com uma grande festa animada pelo DJ Fabão Exclusivo (contatos 062 - 92018646).
Neste dia tivemos a participação de talentosos contadores de causos, piadas e anedotas. Foram premiados os três melhores do dia.


Dj Fabão e a galera animada

Let's Dance?

Valdir curtindo de DJ

O evento foi pensado pela coordenadora da EAJA Professora Eliete Monge de Oliveira e equipe de professores do noturno e consta no PPP da escola.
O bolo estava delicioso!!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Jogos Escolares Municipais - EAJA - noturno

Jogos Escolares Municipais 
 EAJA - noturno

     No dia 18 de maio de 2011, foram realizadas nas dependências da ESEFEGO - Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás, provas de atletismo, onde os alunos da Alfabetização de Jovens e Adultos do período noturno participaram obtendo ótimos resultados.

       Tal iniciativa, teve o objetivo de fomentar a prática esportiva, bem como, a participação efetiva dos alunos em eventos que possibilitem o crescimento pessoal e colaborativo de cada indivíduo. Os alunos da escola mostraram grande capacidade e uma determinação extraordinária... a todos os participantes estimamos sucesso e novas conquistas e aos organizadores nossos parabéns!


  

3º lugar no salto em  distância: 
Ferdinan 8ª série EAJA 


 2º lugar corrida 400 m 
Valdioney 3ª série EAJA noturno


 1º lugar corrida 1500 m 
Elmiro 6ª série EAJA noturno


Prova de Atletismo realizada na ESEFEGO, dia 18 de maio de 2011.
Postagem - Professores: Rosimary, Walter e Mauro.

Projeto Iniciação Musical


Buscando desenvolver as vocações e habilidades de nossos jovens e adultos, tanto de nossa escola como da comunidade em que ela está inserida
Professores responsáveis: Marcelo Pinho Rezende e Reinaldo Lima Martins
Fotos: apresentação do trabalho desenvolvido no primeiro semestre de 2011
Alunos: Wilksley,Grace, Mateus, Brenda, e Pedro
Comunidade: Jhonatan e Erik

Wilksley, Marcelo, Grace, Mateus, Brenda e Pedro

Marcelo, Reinaldo, Jhonatan e Erik
Postado por: Professores Walter e Rosimary

Curso -Cozinha Brasil- SESI


Escola Municipal Lions Clube Banceirantes
Alunos de 1ª a 8ª EAJA noturno


Programa ensina a comer bem sem gastar muito


Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriária cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso


Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Para levar uma unidade até a sua comunidade, procure o SESI da sua região.




Fotos do Evento






quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escola debate o Bullying

     No dia 20 de Abril de 2011, foi debatido o assunto do momento no meio estudantil quando falou-se sobre a crescente onda de acontecimentos recentemente relacionados ao Bullying e que tem chocado tanto pais quanto alunos e em casos mais extremos o país e o mundo, como exemplo temos o caso do aluno Casey Heynes (vídeo abaixo).

 

     De origem inglesa, o termo bullying significa: Provocação, zombaria, ameaça, comportamento que assusta ou fere alguém menor ou mais fraco; especificamente, na escola, intimidação física dos colegas mais fracos pelos mais fortes: “…, e tem sido constantemente invocado na mídia como causa de fatos trágicos envolvendo alunos e ex-alunos de escolas e universidades (onde podemos sitar o caso de Columbine no estado americano do Colorado). 
     Alunos e professores assistiram ao filme Bullying refletiram sobre a temática abordada, causas, efeitos e traumas causados por tais atitudes, com o intuito de esclarecer e orientar quanto à prática e vivência social na escola e na vida, sendo muito enrriquecedor tal debate para todas as partes envolvidas.




     Num segundo momento, foi realizado um bingo para a descontração de todos onde foram sorteados 2 caixas de bombons e 1 ovo de páscoa, a diversão foi garantida, quem não gosta de chocolate???
      Para finalizar o evento foi lida uma mensagem desejando feliz páscoa a todos e foram distribuidos bombons aos participantes. O objetivo de tal debate, bem como das brincadeiras, além de conscientizar o meio escolar, foi de promover o relacionamento interpessoal sem agressões.


Histórico da Instituição Educacional

Em 1970, foi fundado o Centro Comunitário “Lions Clube Bandeirantes”, situado na rua Joaquim Pedro Dias, esquina com Padre Benedito Dias no Bairro Goiá.

Mantido pelo Lions Clube Bandeirantes, funcionando como creche com a finalidade de educar as crianças nas áreas de higiene, recreação e alimentação, o centro comunitário esteve durante 8 anos consecutivos sob a responsabilidade e dedicação da diretora Maria Lúcia Escloder Alves.

A parceria na manutenção foi dividida com a prefeitura de Goiânia, por meio de convênio firmado em 1977, passando a ser denominada Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes e funcionando as duas primeiras séries da 1ª fase em 1978.

Para a Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes foi construído um novo prédio com seis salas de aula, sendo inaugurado no dia 23 de novembro de 1981, no governo Ary Valadão, e gestão do prefeito Índio Artiaga.

Em 1982, amplia-se o atendimento da escola com o funcionamento da segunda fase do 1° grau, iniciando com a 5ª e 6ª séries e criando o centro escolar Izídio Inácio da Silva. Em 1983, a prefeitura municipal de Goiânia assumiu integralmente a escola, deixando assim, de pertencer à entidade “Lions Clube Bandeirantes”.

A partir de 1987, visando atender a demanda da comunidade, a escola teve suas instalações ampliadas com construção de 12 salas de aula e 1 biblioteca, que também foi transformada em sala de aula .Após 1990 amplia-se para 14 salas, uma biblioteca e uma quadra coberta. Atualmente, está em fase de implantação o Ambiente Informatizado com previsão de funcionamento para 18 computadores.

Em 1983, a prefeitura municipal de Goiânia assumiu integralmente a escola, deixando assim, de pertencer ao “Lions Clube Bandeirantes”.

Em dezembro de 1984 foi eleita a profª. Albina Santana, com reeleição em 1987. Na sucessão democrática, assumiram a direção da escola: professor José Melchiades Perim - 1990 e 1993, Elza de Fátima Carvalho Souza- 1996 e 1999, Maria Divanda de Oliveira Pereira – 2003 e 2006. Atualmente, está na direção da escola a profa. Maria Sueli Trajano da Costa - triênio 2009/2011.

Postado por Rosimary Rosa Pires Zanetti - Fonte PPP Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dislexia - Desafio à realidade!

Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente... (http://www.dislexia.com.br/)



Para bem definir o que é Dislexia, é preciso que melhor se possa entender o ser humano, como ele aprende e o por quê de seu modo peculiar de aprender. Por isto, existem cerca de 40 definições propostas para responder o que é Dislexia, porém nenhuma delas universalmente aceita. Isto também acontece porque o profissional engajado em diferentes áreas da Educação e da Saúde e envolvido em pesquisas sobre facilidades e dificuldades de aprendizado, aborda o problema sob ângulos diferenciados e pelo enfoque de sua área específica de análise, acrescido de seu grau pessoal de conhecimento e sensililidade. É por isto que também existem mais de 100 diferentes nomes para identificar essa específica dificuldade de aprendizado, sendo que DISLEXIA é o que melhor pode traduzir essa síndrome, claramente diagnosticada através de seus sintomas e sinais. Dificuldade que levou a ser, só mais recentemente, considerada a Dislexia em seu significado de dificuldades com a Linguagem em seu sentido mais amplo, como: Disgrafia, Discalculia, Déficit de Atenção, Hiperatividade e Hipoatividade

Diagnóstico

O diagnóstico diferencial em Dislexia tem sido orientado por sintomas e sinais característicos. Nos casos menos severos, os problemas só passam a ser percebidos como dificuldades significativas de aprendizado, em geral, pelo professor, tornando-se mais evidentes a partir do segundo ano do curso primário. Porém quando os níveis são muito tênues, correm o risco de não serem diagnosticados, embora, como adverte um especialista italiano, a falta do diagnóstico e da adequada assistência psicopedagógica a esse disléxico pode vir a agravar as suas dificuldades sociais e de aprendizado. E quanto mais graves ou severas se apresentem essas dificuldades, elas podem ser percebidas, como tendência ou risco, já a partir dos primeiros anos da vida escolar dessa criança, por seus pais, especialmente por sua mãe, e por seu professor.

A advertência de especialistas com base em estudos conclusivos mais recentes é de que, crianças que apresentam sinais característicos e passam a receber efetivo treinamento fonológico já a partir do jardim de infância e do primeiro ano primário, apresentarão significativamente menos problemas no aprendizado da leitura do que outras crianças disléxicas que não sejam identificadas nem devidamente assistidas até o terceiro ano primário.

Porque Dislexia não se caracteriza por dificuldades específicas de grupo, mas em combinações e níveis individuais de facilidades e dificuldades de aprendizado; e porque em Dislexia estão envolvidos fatores que requerem a leitura de profissionais de diferentes áreas da Educação e da Saúde com especialização efetiva, esse diagnóstico diferencial requer a avaliação de equipe multidisciplinar para ser equacionado.

Especialistas também esclarecem que o diagnóstico diferencial e o treinamento remediativo para o disléxico adulto deve seguir orientação idêntica àquela que é adequada à criança e ao jovem disléxicos.

Sintomas:

Na Primeira Infância:

1 - atraso no desenvolvimento motor desde a fase do engatinhar, sentar e andar;
2 - atraso ou deficiência na aquisição da fala, desde o balbucio á pronúncia de palavras;
3 - parece difícil para essa criança entender o que está ouvindo;
4 - distúrbios do sono;
5 - enurese noturna;
6 - suscetibilidade à alergias e à infecções;
7 - tendência à hiper ou a hipo-atividade motora;
8 - chora muito e parece inquieta ou agitada com muita freqüência;
9 - dificuldades para aprender a andar de triciclo;
10 - dificuldades de adaptação nos primeiros anos escolares.
A Partir dos Sete Anos de Idade:

1 - pode ser extremamente lento ao fazer seus deveres:
2 - ao contrário, seus deveres podem ser feitos rapidamente e com muitos erros;
3 - copia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto ou não lê o que escreve;
4 - a fluência em leitura é inadequada para a idade;
5 - inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever;
6 - só faz leitura silenciosa;
7 - ao contrário, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir o som da palavra;
8 - sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode borrar ou ligar as palavras entre si;
9 - pode omitir, acrescentar, trocar ou inverter a ordem e direção de letras e sílabas;
10 - esquece aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas;
11 - é mais fácil, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe através de exames orais;
12 - ao contrário, pode ser mais fácil escrever o que sabe do que falar aquilo que sabe;
13 - tem grande imaginação e criatividade;
14 - desliga-se facilmente, entrando "no mundo da lua";
15 - tem dor de barriga na hora de ir para a escola e pode ter febre alta em dias de prova;
16 - porque se liga em tudo, não consegue concentrar a atenção em um só estímulo;
17 - baixa auto-imagem e auto-estima; não gosta de ir para a escola;
18 - esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;
19 - perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e esquece seus pertences;
20 - tem mudanças bruscas de humor;
21 - é impulsivo e interrompe os demais para falar;
22 - não consegue falar se outra pessoa estiver falando ao mesmo tempo em que ele fala;
23 - é muito tímido e desligado; sob pressão, pode falar o oposto do que desejaria;
24 - tem dificuldades visuais, embora um exame não revele problemas com seus olhos;
25 - embora alguns sejam atletas, outros mal conseguem chutar, jogar ou apanhar uma bola;
26 - confunde direita-esquerda, em cima-em baixo; na frente-atrás;
27 - é comum apresentar lateralidade cruzada; muitos são canhestros e outros ambidestros;
28 - dificuldade para ler as horas, para seqüências como dia, mês e estação do ano;
29 - dificuldade em aritmética básica e/ou em matemática mais avançada;
30 - depende do uso dos dedos para contar, de truques e objetos para calcular;
31 - sabe contar, mas tem dificuldades em contar objetos e lidar com dinheiro;
32 - é capaz de cálculos aritméticos, mas não resolve problemas matemáticos ou algébricos;
33 - embora resolva cálculo algébrico mentalmente, não elabora cálculo aritmético;
34 - tem excelente memória de longo prazo, lembrando experiências, filmes, lugares e faces;
35 - boa memória longa, mas pobre memória imediata, curta e de médio prazo;
36 - pode ter pobre memória visual, mas excelente memória e acuidade auditivas;
37 - pensa através de imagem e sentimento, não com o som de palavras;
38 - é extremamente desordenado, seus cadernos e livros são borrados e amassados;
39 - não tem atraso e dificuldades suficientes para que seja percebido e ajudado na escola;
40 - pode estar sempre brincando, tentando ser aceito nem que seja como "palhaço" ;
41 - frustra-se facilmente com a escola, com a leitura, com a matemática, com a escrita;
42 - tem pré-disposição à alergias e à doenças infecciosas;
43 - tolerância muito alta ou muito baixa à dor;
44 - forte senso de justiça;
45 - muito sensível e emocional, busca sempre a perfeição que lhe é difícil atingir;
46 - dificuldades para andar de bicicleta, para abotoar, para amarrar o cordão dos sapatos;
47 - manter o equilíbrio e exercícios físicos são extremamente difíceis para muitos disléxicos;
48 - com muito barulho, o disléxico se sente confuso, desliga e age como se estivesse distraído;
49 - sua escrita pode ser extremamente lenta, laboriosa, ilegível, sem domínio do espaço na página;
50 - cerca de 80% dos disléxicos têm dificuldades em soletração e em leitura.
Todas as informações sobre o assunto foram retiradas do site: http://www.dislexia.com.br/, apenas para informação e debate, sendo recomendado leitura complementar para maiores esclarecimentos.

Postado por Wesley Azevedo - colaborador do projeto LCB Notícias






quarta-feira, 15 de junho de 2011

Filme: Como Estrelas na Terra




Não é novidade que o cinema indiano tem tido um salto muito grande na qualidade de suas produções, apesar de manter um estilo próprio de produção. O Filme "Taare Zameen Par (Toda Criança é Especial)" retrata as lutas, tristesas e alegrias vividas por Ishaan, um garoto com dislexia. Um filme emocionante e desafiador, que busca a reflexão inerente ao tratamento dado a pessoas com diferenças.

Papéis de parede para o seu computador:










sábado, 7 de maio de 2011

Promotora de Justiça fala à comunidade estudantil




No dia 10 de março de 2011, se fez presente na Escola Municipal Lions Clube Bandeirante, a Promotora de Justiça Terezinha de Jesus O. S. J. de Souza Campos, que mui carinhosamente se dispos a dialogar com a comunidade estudantil, para explicar o que é, como funciona e quais as funções da Promotoria pública.
Segundo o site yahoo respostas - (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070301065522AAB6Att), temos a seguinte explanação sobre as competências dos
promotores de justiça.

O Ministério Público, Instituição integrada pelos Promotores, não pertence a nenhum dos Poderes, é autônoma e possui verba própria, mas não é um Poder do Estado, e sim um Poder Social, de defesa da sociedade. Não existe em outro lugar do mundo um Ministério Público como o brasileiro.

No Brasil, Promotores e Juizes pertencem a carreiras diferentes, sem hierarquia entre elas e possuem salário isonômico. Hoje a maior procura nos concursos é pelo cargo de Promotor, onde normalmente aprova-se menos de 1% dos candidatos, a outra carreira possui, em regra, um índice maior de aprovação no concurso. Mas ambos são considerados agentes políticos mediante concurso, e não servidores públicos, pois possuem independência funcional e são agentes de transformação da realidade social.

A partir de 1988 os Promotores estão retirando a venda dos olhos da Justiça.

FUNÇÕES JUDICIAIS:

Atua como defensor da ordem jurídica justa, iniciando ações ou atuando como fiscal em ações ajuizadas por terceiros:

  • Titular dos processos criminais públicos, inclusive oferecer proposta de transação penal (acordo para evitar o processo penal);
  • Nos cíveis onde haja incapazes (menores de 21 anos e interditados), interesse público e coletivo em ação civil pública ou ação comum, bem como ações de estado (alimentos, família, divórcio, dissolução de união estável, tutela, curatela, guarda e outras da mesma natureza), além de feitos referentes a usucapião, falência, acidente de trabalho, registro público, paternidade, exercendo a fiscalização para proteção dos direitos em discussão e ajuizando as ações quando verificar a necessidade das mesmas, e recorrendo em caso de divergência com a decisão judicial.

FUNÇÕES EXTRAJUDICIAIS:

  • Instaurar Inquérito Civil Público na defesa do patrimônio público, meio ambiente, consumidor e outros assuntos de natureza coletiva.
  • Fiscalizar aplicação de verbas oriundas do FUNDEF (educação) e do SUS (saúde).
  • Averiguar procedimentos que retornam do Tribunal de Contas relativos às contas dos prefeitos e vereadores.
  • Verificar indícios de Improbidade Administrativa em qualquer dos Poderes.
  • Defesa do idoso, deficiente físico e mental em medidas coletivas e preventivas.
  • Controle externo da atividade policial civil e militar.
  • Apuração de infração contida no Estatuto da Criança e Adolescente, inclusive administrativa.
  • Fiscalização das fundações civis.
  • Fiscalização das atividades eleitorais
  • Investigações criminais e assuntos civis de interesse coletivo.
  • Atendimento ao público, em assuntos da atribuição da Promotoria.
  • Correição trimestral nos feitos criminais
  • Acompanhamento da Execução penal
  • Fiscalização da frequência às aulas de alunos até 14 anos.
  • Influenciar o Legislativo a elaborar leis que melhorem as condições da sociedade e que o Executivo vise ações sociais concretas e reais.
  • Busca solucionar as questões previstas como judiciais sem ajuizar ações, através de ações preventivas e/ou conciliação entre as partes.
O volume de serviço relativo às funções extrajudiciais supera ao judicial, apesar da falta de estrutura para esta nova atividade jurídica, aprimoradas após 1988, afastando-se das funções processuais, ainda não assimilada nos meios acadêmicos e profissionais, mas que tem permitido o início do combate à corrupção e a redução da desigualdade social.

Além de oficiar perante o Poder Judiciário, atua também junto ao Poder Executivo e Legislativo, bem como Tribunal de Contas. E também pode pedir absolvição dos réus.

Maiores informações e curiosidades sobre os serviços e atos da Promotoria de Justiça do Estado de Goiás, visite o site do Ministério publico de goiás: http://www.mp.go.gov.br .

Publicado por Rosimary Rosa Pires Zanetti



Um novo desafio!

     Aos amigos, alunos, professores e à comunidade, nós alunos e professores da Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes de Goiânia,  saudamos com nosso muito obrigado...
     Ao sermos confrontados com a realidade que nos cerca, desafiados pelos acontecimentos e direcionados pela curiosidade, eis que surge a idéia de um meio de comunicação que nos torne parte integrante dos meios digitais, produzindo conteúdo jornalístico amador com seriedade e muito afinco, buscando com  imparcialidade e observação divulgar os acontecimentos que nos cercam...
      Estaremos sempre vigilantes aos fatos e aos acontecimentos.
      Um forte abraço a todos!

      Alunos e professores
      E. M. Lions Clube Bandeirantes